Muitas vezes nosso lado racional fala : Sai dessa, essa pessoa não presta, mas nosso lado emocional não consegue simplesmente deixar de lado, e acabamos nos vendo presos à uma situação que causa sofrimento e tristeza.
O que tenho notado, é que em muitos dos casos, as pessoas se envolvem em relacionamentos destrutivos em períodos de carência. E depois tem dificuldade em se desvencilhar da situação por medo de ficarem sozinhas. Notem que, pessoas com estima baixa são as que mais sofrem com esses relacionamentos, pois preferem manter a relação mesmo sendo ruim, do que ficar sozinhas.
Tudo em nossas vidas tem prós e contras, e já sabemos que ninguém é perfeito, mas se uma relação te faz mais mal do que bem, não se iluda, corte o vínculo, pois será muito melhor para você.
Aqui estão algumas dicas para que você identifique se o seu relacionamento é destrutivo, confira:
1. Ele mente. Primeiro, você pega umas mentirinhas bobas, que nem precisavam ser ditas, depois vai descobrindo que nada é como ele conta. Ele mente descaradamente, e você já não sabe quem ele é realmente. Fuja de pessoas assim.

3. Ele é controlador. Você não pode sair sozinha, você não pode ter amigos, você não pode fazer nada que ele não aprove. Nessa relação a prioridade é ele, e o que ele quer, sua opinião não conta. E caso você se rebele de alguma forma, ele poderá se tornar agressivo ou fazer chantagens emocionais para lhe fazer sentir culpada. Uma pessoa assim, com o tempo anula totalmente o que você pensa, e faz com que você se torne uma marionete. Aqui se enquadram os ciumentos, e aqueles que vemos nos notíciários, que agridem e matam as mulheres que não aguentam mais serem tratadas como uma propriedade.
4. Ele é aproveitador. Alguns homens, costumam procurar mulheres que ganham bem, que são bem resolvidas em sua vida profissional, para que elas os sustentem.
E qual a semelhança entre todos esses exemplos que eu dei? Geralmente são pessoas que não te deixam sair da vida delas, você termina, se distancia, e eles continuam te procurando, pedindo para voltar, dizendo que dessa vez será diferente, e nunca será.
Se você esta numa relação assim, o meu conselho é que você avalie todos os prós e contras, que converse com seu parceiro, e se ver que, realmente não tem jeito, termine e siga sua vida em frente sem ele. Por mais que seja dolorido, você verá com o tempo que será melhor para você. Não se acostume com coisas ruins, peça ao universo que lhe traga coisas boas.
Lembre-se, você não precisa aguentar humilhação nenhuma para ser feliz.
E se você tem sido vítima de violência doméstica, denuncie! Vá em qualquer delegacia da mulher ou ligue 190.
Indico a leitura do livro: Ele não serve pra você – um guia para livrar-se de relacionamentos destrutivos, editora Rocco. A autora é Beth Wilson.
Boa semana à todos
Lucia SindOya