terça-feira, 10 de setembro de 2013

A raposa e a vaidade - reflexões sobre a carta 14 do Baralho Cigano

Escrito por Carolina d’Oxoguian
Atendimento online: Espaço Luz Vida Oráculos


A RAPOSA E A VAIDADE

Já foi dito em um texto anterior sobre várias nuances da raposa. Infelizmente, sua vertente negativa é remetida às falcatruas e ciladas, principalmente em relação aos estelionatários, mestres na arte de criar uma mentira parecendo real, iludindo com falsos ganhos e extorquindo seu dinheiro.
Suas ações possuem como pressupostos levar vantagem – em tudo. Se ela não vê algo que possa obter como benefício, ela não faz, não se envolve, não se torna “amiga” da pessoa. Inclusive, seus relacionamentos amorosos também são interesseiros, seja o interesse qual for.

O mais impressionante neste comportamento de pessoas cuja carta temática seja a raposa é que são pessoas que utilizam a VAIDADE, tanto a própria quanto a de terceiros, para conseguir atingir os seus objetivos.

Quanto à vaidade, a raposa sabe muito bem como utilizá-la ao seu favor. Dona de uma lábia sem igual, ela sempre busca o ponto fraco de suas vítimas para saber por onde ela pode se aproveitar, seja a carência ou a necessidade de obter algum ganho que encontra dificuldades.

Mexer com a vaidade dos outros não é tarefa árdua para a personalidade da raposa, pois sua maior defesa é conseguir ter a proteção de quem ela seduz com palavras. Ah, sim, a raposa seduz com palavras e ela sempre vai dizer a palavra certa que você quer ouvir, principalmente nos dias em que você estiver mais pra baixo, o intuito é que você a enalteça e coloque-a em um patamar de grande importância, definindo-a como alguém importante a estar em seu círculo de amizades, contar-lhe suas confidências e pedir conselhos. Desta forma, a personalidade raposa consegue descontos e presentes, gasta pouco ou não gasta, pois as pessoas querem lhe fazer gentilezas por tamanha “ajuda” dada por ela.
De certa forma, a raposa é uma verdadeira “deitona”, ou seja, aquela pessoa que se aproveita de você e se acomoda com todas as vantagens iniciais que você proporciona. Você abre a porta da sua casa, oferece com gentileza um espaço e ela vai ficando ali, pedindo para você trazer um copo d’água, fazer a refeição, dar massagens nos pés e por aí vai. Pior, ainda fica super amiga do seu marido e quer tomar o seu lugar na vida de sua família!

Tudo o que a raposa consegue é simplesmente porque você se sucumbiu à sua própria vaidade. A raposa enaltece o que está pra baixo de você e então você fica iludido com esse comportamento e acaba dando sua energia, seu tempo, seus bens, suas amizades para a raposa. Ah, com certeza, ela fala mal de você para os seus próprios amigos!
A raposa por ser experta consegue ver sua vaidade e alimentá-la e você achando que é mais esperto ainda, pensa que não conseguirá ser enganado... quanta ingenuidade! A vaidade é a verdadeira ruína do ser humano, pois quer receber louros, ser reconhecido por seu sacrifício, seu trabalho, seu esforço... e quem for o primeiro a elogiar, simplesmente por concordar com aquilo que você espera, será enaltecido!

Raposa não aceita críticas, portanto, se você quer testar se aquele seu amigo é uma raposa, cite alguma crítica sobre ela, fale que não concorde com tal pensamento ou comportamento. Você verá ela se armar com toda a munição possível para defender seu ponto de vista. Portanto, passe a desconfiar pois se a raposa usa como arma para ganhar sua amizade simplesmente te elogiando e concordando com suas ideias, é porque ela espera que você faça a mesma coisa e nunca o inverso.
Raposas são vaidosas e egocêntricas de certa forma, outra maneira de conhecer seu verdadeiro caráter é dar algum tipo de poder a ela, seja um cargo em uma organização ou grupo, ou uma responsabilidade. Ela sempre vai querer estar à frente de todos os projetos, que sua posição seja sempre superior aos outros, procurará justificar seu tempo, experiência e conhecimento, além de se sentir super ofendida se não der o devido valor ao que ela possui para agregar.

Cuidado com amizades raposas!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...