quarta-feira, 13 de abril de 2011

Problemas afetivos, como lidar com eles? parte 1

Bom dia queridos leitores.


Tenho notado quantas pessoas tem sofrido na vida amorosa. Seja com a falta de amor próprio, ou com a falta de alguém para amar, pessoas que sofrem em relacionamentos complicados,e até mesmo, com a falta que a pessoa amada faz. Posso dizer, que na minha opinião, o desamor é o mal do século.

Com a evolução do mundo, dos costumes, muitas coisas e muitas maneiras de pensar mudaram.
As mulheres conquistaram seu espaço na mídia, no poder, no trabalho. Mas fatalmente, a maioria delas não é feliz no amor.
Converso com muitas mulheres diariamente, e a queixa delas é quase sempre a mesma. Sou bonita, inteligente, bem sucedida, mas minha vida amorosa esta de mal a pior. Mas porque isso?
Estariam as mulheres errando de alguma forma? É uma questão de sorte encontrar a felicidade no amor?

Na verdade, mulheres costumam se cobrar demais. Sim, nós queremos ser a melhor funcionária, a mãe presente, a mulher super sexy, na verdade, as vezes ficamos até neuróticas com isso. E costumamos cobrar os outros na mesma intensidade. Mas quem disse que homens gostam de ser cobrados? E pior, quem disse que sabem lidar com cobranças?
Para homens a vida é mais simples, pois eles são mais racionais. Se algo é bom, se mantém. Se não é, procura-se por algo que seja bom, e exclui-se o que não é legal. Por isso, eles tem muito mais facilidade em terminar um relacionamento e partir para outra, do que nós, lembre-se disso.


Relacionamentos complicados
Vamos falar agora das pessoas que tem um relacionamento, mas se sentem infelizes.
E aqui deixo uma pergunta crucial: Você que ama, ama a pessoa da maneira que ela é? Com seus defeitos e qualidades? Ou você quer obrigar a pessoa a se moldar , para que seja como vc quer?

Um dos maiores desafios é justamente esse, amar a pessoa como ela é, e não exigir mudança no que ela pensa e sente. Saber e entender que cada pessoa é um ser único, com pensamento único, e que pode ou não concordar com o que você quer.
Por exemplo, você pode ter um relacionamento com alguém que ama, mas essa pessoa não quer assumir um compromisso mais sério. E você quer. Então você começa a ficar desgostosa, chateada, e até mesmo a cobrar dessa pessoa que assuma esse compromisso com você. Briga, faz chantagem, quando tem oportunidade de ficar com essa pessoa, sempre entra no mesmo assunto, e a relação se torna cansativa.

Essa pessoa, pode acabar cedendo e ficar infeliz, por você não aceitar o que ele deseja. Ou pode dar um basta e sair de sua vida. Nos dois casos há sofrimento, e não há vencedores, apenas perdas.
Mas afinal, o que é amar de verdade?
O amor é um sentimento que causa sensações boas, causa felicidade, bem estar. Acreditem, o amor não causa sofrimento. O que causa sofrimento é o sentimento de apego e ciúmes, esses sim, te fazem sofrer, te fazem perder o equilíbrio.
O apego pode parecer amor, mas não é. É um sentimento que causa tristeza, medo, agonia. Você não é feliz com a pessoa ou situação, mas tem medo de dar um basta e não conseguir algo melhor, ou tem medo de se arrepender. E a cada dia que passa, vai ficando mais agoniada, por não encontrar uma saída.

O ciúme também é um vilão, pois a pessoa ciumenta não entende que o seu amado tem vida própria, o ciumento quer que a pessoa amada viva por ele e para ele, se possível, que não tenha vida social, que não tenha amigos, que não tenha família. Para que não precise dividir a atenção com ninguém.
Mas as atitudes de desconfiança de um ciumento minam a relação, pois chega uma hora que a pessoa amada não aguenta mais ser acusada de coisas que não fez, não aguenta mais as brigas e crises.

Geralmente , o ciumento sofre, mas causa muito mais sofrimento para a sua vítima, que é a pessoa amada. E ciúmes, não é e nunca foi demonstração de amor.
Avalie dentro de você que sensações tem e sente quando esta com a pessoa amada. Se sente que falta algo, se não se sente feliz na relação que tem, desapegue-se e procure a sua verdadeira felicidade.
Você merece!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...