segunda-feira, 13 de agosto de 2012

13 de agosto Dia de Hécate

O dia 13 de agosto é conhecido como "agourento". Mas no passado, era um dia muito importante no calendário greco - romano, onde eram celebradas as  Deusas Hècate e Diana, e onde eram pedidas as bençãos e proteções para essas duas Deusas pagãs.
Quem inventou que esse dia traz azar? Não seriam as mesmas pessoas que queimavam as bruxas na inquisição? Hécate foi caracterizada pelos cristãos como sendo uma Bruxa, hostil e má, que espreita as pessoas nas encruzilhadas, acompanhada de cachorros com uivos horrendos, e que esta sempre pronta para fazer o mal aos homens, vampirizando-os, roubando-lhes sua virilidade e seu equilíbrio espiritual, e isso não é verdade.
Hécate é uma das faces da Deusa Tríplice, e é considerada a Deusa das Bruxarias, das transformações, do submundo. Era homenageada em procissões onde as pessoas levavam tochas e oferendas para Hécate. Era invocada para proteger contra tempestades que pudessem prejudicar as colheitas.
O seu nome significa "Todo o poder". Ela é associada às encruzilhadas, mistérios da morte e da noite,cura e regeneração e também é invocada para afastar espíritos de mortos e energias negativas. Como uma grande mãe que é, protege e acalenta aqueles que buscam por sua ajuda.
É conhecida como uma energia severa, exigente e bastante difícil de lidar, mas que também, protege muito à aqueles que nela creiam.
É uma Deusa de múltiplas facetas e locais de culto. Para pedir proteção contra espíritos negativos, seu culto é feito no portão das casas. Para ter acesso aos mistérios da vida e da morte, seu culto é feito nas encruzilhadas.
Infelizmente, os cristãos denegriram a imagem dessa Deusa, exaltando somente características negativas da mesma. E coincidentemente ou não, elegeram o dia 15/8 como celebração à ascenção da Virgem Maria, já com o intuito de confundir a mente das pessoas. No fundo, são apenas várias faces das mesmas deidades.
Confesso que não sou nenhuma expert em mitologia, mas interessante que, alguns dos atributos de Hècate se parecem com os atributos de Exu, Oya e até mesmo de Nanà.
Bem, voltando à Hecate, ela é uma Deusa que, quando cultuada, nos traz uma visão melhor sobre nós mesmos, nos traz mais intuição, uma conexão maior e melhor com nosso verdadeiro EU.
Então, que Hécate possa estar presente em nossas vidas, nos proporcionando proteção, intuição e conhecimento de nós mesmos.

Eu te saúdo ò Hecate, bendita sejas!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...