sábado, 7 de setembro de 2013

Setembro é o mês dos erês!!

Postado originalmente no blog de Lucia Sindoya em 4 de setembro de 2012
Setembro é mês dos erês!!
Olá meus queridos!

Hoje venho falar dos erês, entidades infantis que cultuamos no candomblé e umbanda.
No dia 27 de setembro é comemorado o dia de São Cosme e São Damião, que eram gêmeos, e por isso foram sincretizados com Ibeji (ou Vunji na Angola), Orixás que são  gêmeos, que tem culto próprio, e não são os erês propriamente ditos. Os Ibejis protegem quem teve complicações no parto e também, àqueles que ao nascer perderam seu irmão gêmeo.
Já os erês, são uma espécie de estado intermediário entre o Orixá e seu iniciado, eu os considero como mensageiros e protetores, pois além de serem fofoqueiros, (contam mesmo se o yaô esta fazendo algo de errado), muitas vezes são os Erês que nos dão avisos referentes ao nosso Orixá e também podem nos proteger de diversas formas.
Por serem entidades infantis também, tiveram seu culto "misturado" ao sincretismo feito entre São Cosme e São Damião e Ibeji.

Eu sou apaixonada pela minha erezinha de Oya, que se chama borboletinha. Apesar dela ser chorona, sempre me ajuda muitooo. Os erês são espíritos infantis, mas de bobos eles não tem nada, pois sabem como ninguém fazer um feitiço, e tem horas que falam cada coisa rs.
No mês de setembro, ou as vezes início de outubro, nós costumamos fazer uma festa em homenagem aos Erês, com muito caruru, bolo, refrigerante, doces, brinquedos e muitas brincadeiras. É uma festa muito alegre e divertida, onde costumamos oferendar aos nossos Orixás e também renovar nossos agradecimentos e pedidos não só à eles mas também aos erês.

Durante  o mês de setembro, deixe algumas balinhas, doces, chupetas, e até mesmo brinquedinhos se preferir, num local alto de sua casa entregando aos erês e pedindo a eles alegria, saúde, felicidade, e  o que mais desejar de bom. Se não quiser deixar em sua casa, deixe numa praça movimentada, onde tenham árvores floridas.

Que os Erês possam trazer tudo de bom para  a sua vida!!
Erê-mi!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...